top of page

É POSSÍVEL APRENDER INGLÊS EM POUCO TEMPO?


Na era do fast-food, do EAD e da globalização, queremos tudo para agora, o mais rápido possível de modo menos doloroso. Não é de se surpreender, portanto, que milhares de cursos e métodos milagrosos estejam chovendo na internet prometendo o tão sonhado inglês em um ano, em seis meses, em uma semana — e a cada dia aparece um novo mestre que descobriu o método infalível para te levar à fluência. Mas, afinal, conseguimos de fato aprender inglês em pouco tempo?


1 — Depende do que você chama de "aprender inglês".


Se você estiver considerando "aprender inglês" como conseguir o conhecimento necessário para estabelecer uma comunicação básica e eficaz na língua, é possível dizer que, sim, podemos aprender inglês em pouco tempo. A fase de aprendizado básico da língua permite construir um vocabulário suficiente para sobreviver aos cenários mais simples de comunicação, como comprar um lanche, pegar um taxi, agradecer, perguntar direções, etc.

Nesse sentido, sim — se você precisa de inglês básico para "se virar" lá fora por pouco tempo, é plenamente possível conseguir resultados em pouco tempo, contanto que haja bastante empenho.


2 — É possível tornar o "longo prazo" um pouco menor com a estratégia certa.


O uso de uma estratégia embasada em uma metodologia de estudo coerente e eficaz pode fazer com que o inevitável longo prazo até a fluência seja um pouco menor do que poderia ser sem esses recursos.

Busque se cercar de ferramentas legitimas e comprovadas para auxiliar o seu aprendizado, pesquise bem sobre métodos de self-learning e entenda as suas limitações. Desse modo você garantirá que o conhecimento será bem digerido pelo seu cérebro e que a fluência chegue na hora certa e não tão tarde.





3 — É necessário fugir dos atalhos e saber contornar os obstáculos do caminho tradicional.


Os maiores inimigos de quem está tentando aprender inglês são os atalhos! Não pense que aquele professor famoso que você viu na internet prometendo inglês em 60 dias pode cumprir essa promessa só por conta do seu número de seguidores. Para aprender uma língua, a pressa é inimiga da perfeição.

Respire fundo, medite, exercite a paciência, mas saiba que o ditado de academia "no pain, no gain" serve também para você que quer aprender inglês. Entenda que para atingir a fluência na língua você vai precisar esperar e sentir um pouco de frustração — mas garanto que quando os resultados começarem a aparecer, você não vai se arrepender nem um pouco de todo o tempo de espera e angústia.





19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page